CBF confirma novidades para o futebol feminino a partir deste ano

Por Portal Opinião Pública 23/01/2025 - 12:05 hs
Foto: Joilson Marcone - CBF / Divulgação
CBF confirma novidades para o futebol feminino a partir deste ano
Uma das grandes novidades expostas na reunião é a criação da Copa do Brasil Feminina

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, na última sexta-feira (17), uma série de mudanças e novidades para o futebol feminino no país a partir deste ano. O anúncio foi feito durante uma reunião virtual que contou com a presença de membros da federação e representantes de todos os clubes das três divisões nacionais (Brasileirão A1, A2 e A3) e das Federações Estaduais.

A maior novidade da modalidade será a criação da Copa do Brasil Feminina, que será disputada já a partir deste ano. A competição contará com 64 clubes, sendo os 16 da série A1, os 16 da série A2 e os 32 da série A3. O torneio contará com sete fases e todas elas ocorrerão em confrontos de jogo único, com as agremiações da série A1 entrando somente na terceira fase.

Com a criação da Copa do Brasil Feminina, a CBF também confirmou alterações na Supercopa Feminina. Neste ano, o torneio seguirá os mesmos moldes da disputa de 2024 –oito clubes jogando em formato de mata-mata, com quartas de final, semifinal e final em jogos únicos, com mando de campo para o time de melhor ranking. Entretanto, a partir de 2026, a competição reunirá os campeões do Brasileirão A1 e da Copa do Brasil, em jogo único.

Outra novidade anunciada pela confederação brasileira é em relação à ampliação gradativa do Brasileirão A1. Em 2025, a competição continuará sendo disputada por 16 equipes. Porém, a ideia da CBF é que, até 2027, 20 agremiações passem a jogar o campeonato. Para isso, nas próximas duas edições do torneio, apenas os dois últimos serão rebaixados para o A2 e os quatro primeiros do A2 subirão para o A1. Até 2028, a CBF também deseja instituir que a série A2 seja disputada por 20 equipes.

Já os campeonatos femininos sub-20 e sub-17 também terão aumento no número de participantes. As duas competições passarão, respectivamente, de 20 e 16 agremiações, para 24 clubes. O critério de participação para 2025 ainda será definido pela Diretoria de Competições após solicitação dos clubes na reunião. 

“A CBF reforça seu compromisso com o diálogo. Conversamos muito e encontramos o melhor modelo para o futebol feminino crescer ainda mais. O mais importante é que essa reunião gerou resultados significativos. O Brasileiro A1 e A2 serão ampliados nas próximas temporadas. O A1 terá 20 clubes até 2027. Já o A2 estará completo com 20 equipes até 2028. Além disso, aumentamos consideravelmente o número de partidas ao longo do ano, crescemos as competições de base, além de criar nova Copa do Brasil Feminina com 64 equipes", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.